

Como obter a vacina?
A partir de março de 2014, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar nos Postos de Saúde, gratuitamente, a vacina Tetravalente para meninas entre 11 e 13 anos de idade.
O Brasil irá utilizar um método de imunização diferente do recomendado na bula internacional da vacina.
A campanha nacional está sendo feita num intervalo de seis meses da primeira para a segunda dose, com a administração da terceira dose após cinco anos (1ª dose, após 6 meses a 2ª. dose e após 60 meses o reforço).
O método foi recomendado pelo Grupo Técnico Assessor de Imunização da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e revisado por um comitê de especialistas do Ministério da Saúde.
Estudos indicam que meninas entre 9 e 13 anos produzem duas vezes mais anticorpos do que adolescentes e, por isso, a aposta neste esquema associado à economia do custo da vacinação foi a escolha do governo.
Suíça, México e Colômbia estão usando o mesmo método vacinal do Brasil, sendo que os Estados Unidos, Austrália, Canadá e demais países da Europa utilizam o preconizado em Bula.
Apesar das indagações acerca da eficiência deste esquema quando comparado ao consagrado nos estudos internacionais, a alternativa é válida para ampliar a faixa etária de vacinação, sem custo para a população.
Como o Sistema privado já possui a mesma vacina contra o HPV fornecida pelo Governo, pais que optem pelo esquema tradicional poderão adquirir a vacina na rede privada e fazer o reforço de dois meses.
Meninas e Meninos não cobertos pelo esquema governamental também poderão recorrer à rede privada e realizar a vacinação.