

Onde ocorre a doença do HPV?
O HPV é uma doença enquadrada no Grupo das doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Todas as lesões associadas a infecção por HPV são de origem epitelial, o que faz com que possam aparecer lesões em mucosas ou mesmo na epiderme.
Na região genital as lesões podem ocorrer na vulva, vagina, colo do útero, anus e pênis. Estudos mais recentes demonstram também a presença do vírus em lesões do território da cabeça e pescoço: boca, orofaringe, laringe e esôfago.
Uma parte das infecções é assintomática, transitória, desaparecendo completamente pela ação de anticorpos produzidos pelo próprio organismo contra o vírus. Em alguns casos, entretanto, os anticorpos podem não ser suficientes para eliminar o vírus que permanece latente, sem provocar, por algum tempo, sintomas ou sinais.
A diminuição da resistência do organismo por estresse, problemas emocionais, má alimentação, infecções concomitantes, esporte excessivo etc..., pode levar à multiplicação viral e o aparecimento das lesões.
Lesões sub-clínicas e precoces são comumente descobertas em exames preventivos, com auxílio de aparelhos de lentes de aumento (colposcopia), o que torna importante a visita anual ao Ginecologista e a realização do exame de Papanicolau.
As lesões clínicas típicas da ação viral são identificadas a olho nu, como as verrugas genitais, anais e de outras localizações.
Lesões ulcerativas devem ser investigadas para excluir a possibilidade de malignação.