

Dúvidas Frequentes
- Meu filho e minha filha não estão no Grupo incluído na vacinação Governamental. Eu posso vacinar meus filhos?
- Qual a idade ideal para vacinar meus filhos?
- Como eu posso explicar para a minha filha que eu quero que ela seja vacinada?
- Eu quero que minha filha faça o esquema mais usado no mundo, que é a vacinação com as 3 doses em seis meses. Como devo proceder?
- Eu faço parte do grupo de risco (imuno suprimido, homossexual, portador de doença crônica, vida sexual não estável etc...). Posso também tomar a vacina?
- No caso de grupos de risco, qual é o esquema de vacinação ideal?
- Qual o custo da Vacina?
- Eu posso comprar a vacina sem prescrição médica?
- Eu tenho uma verruga no dedo. Pode ser infecção pelo HPV?
- Verrugas penianas, na região vulvar ou na região peri-anal podem ser provocadas pelo vírus HPV?
- Os planos de saúde pagam a vacina contra o HPV?
- Minha mulher já esta em uma idade mais madura e eu acho que quando jovem tive uma verruga no pênis que foi tratada e nunca mais voltou. Posso ser um portador do vírus?
- Neste caso, minha mulher pode ser vacinada?
- A vacina contra o HPV tem efeitos colaterais?
- Meu filho e minha filha não estão no Grupo incluído na vacinação Governamental. Eu posso vacinar meus filhos?
Qualquer criança, independentemente do sexo pode e deve ser vacinada contra o HPV. As clínicas particulares dispõem de vacinas, sendo necessária a prescrição das mesmas por um profissional médico. - Qual a idade ideal para vacinar meus filhos?
Preconiza-se a vacinação contra o HPV antes do início da vida sexual ativa, uma vez que a transmissão do HPV é, principalmente, pelo ato sexual. Não existe entretanto, nenhuma contra-indicação na aplicação da vacina em pessoas de outras idades. - Como eu posso explicar para a minha filha que eu quero que ela seja vacinada?
Médicos têm orientado as mães que a vacina contra o HPV é a "vacina da mocinha", facilitando com isso a abordagem das meninas quanto à vacinação. A explicação sobre a vacina pode servir de estímulo para uma conversa franca sobre a sexualidade e seus problemas, entre mãe e filha - Eu quero que minha filha faça o esquema mais usado no mundo, que é a vacinação com as 3 doses em seis meses. Como devo proceder?
Se você optou para que sua filha use o esquema de 3 doses e ela está com a idade entre 11 e 13 anos, pode-se tomar a 1ª dose nos postos de saúde, adquirir a segunda dose na clínica privada e fazer a terceira dose no posto de saúde. A vacina a ser usada é sempre a tetravalente. - Eu faço parte do grupo de risco (imuno suprimido, homossexual, portador de doença crônica, vida sexual não estável etc...). Posso também tomar a vacina?
A maior parte da população adulta já teve contato com o HPV. Grupos de risco devem se prevenir com os métodos habituais para DST (doença sexualmente transmissível), porém, como o HPV pode também ser o responsável pelo desenvolvimento de câncer de oro faringe e anal, a vacinação destes grupos é considerada efetiva. - No caso de grupos de risco, qual é o esquema de vacinação ideal?
Os trabalhos da literatura testaram a efetividade da vacina no esquema de três doses no período de seis meses. - Qual o custo da Vacina?
Uma grande distribuidora de Vacinas do Brasil iniciou um programa de vacinação que permite que a aquisição da vacina tetravalente seja feita de uma maneira mais cômoda e com melhor custo. - Eu posso comprar a vacina sem prescrição médica?
A adesão ao programa de vacinação da empresa Oncoprod só é feito mediante prescrição médica. - Eu tenho uma verruga no dedo. Pode ser infecção pelo HPV?
O vírus do HPV 6 e 11 são responsáveis por alguns dos tipos de verrugas. A avaliação médica é necessária para um diagnóstico correto e para demonstrar esta relação. - Verrugas penianas, na região vulvar ou na região peri-anal podem ser provocadas pelo vírus HPV?
Sim, com alta probabilidade, porém a confirmação de uma infecção pelo vírus HPV deve sempre ser atestada por um especialista. - Os planos de saúde pagam a vacina contra o HPV?
A Vacina contra o HPV não é, até o momento, reembolsável pelas operadoras de saúde. - Minha mulher já esta em uma idade mais madura e eu acho que quando jovem tive uma verruga no pênis que foi tratada e nunca mais voltou. Posso ser um portador do vírus?
O diagnóstico de infecção pelo HPV no caso de lesões ativas pode ser comprovado pelo teste de captura híbrida de DNA para o HPV. Uma grande parte dos Homens é portador-são do vírus e pode transmití-lo à sua parceira. se não forem usadas medidas de proteção e cuidados na relação sexual. - Neste caso, minha mulher pode ser vacinada?
Mulheres de qualquer idade devem sempre discutir com seu médico a possibilidade de vacinação contra o HPV. - A vacina contra o HPV tem efeitos colaterais?
A vacina contra o HPV é segura. As reações locais (dor) são de pequena monta e desaparecem espontaneamente.
Trabalho científico da literatura que avaliou os efeitos colaterais agudos da vacinação (Macartney KK e cols.) em vacinados com ambas vacinas (bi e Tetravalentes), demonstrou que a ocorrência de dor no local da injeção não é incomum, mas é de curta duração e desaparece espontaneamente.
A anafilaxia foi rara e também não houve maior incidência de abortos em mulheres grávidas, inadvertidamente vacinadas.
VACINA CONTRA GRIPE o "X" DA QUESTÃO.